sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Workshops NEALC


Workshops NEALC 21/22 de Novembro de 2009

Esta actividade foi mais um convívio entre espeleólogos do NEALC, mas é claro que a família de espeleólogos estende-se, e como tal convidamos todas as associadas a comparecer se assim o entendessem.
O objectivo era demonstrar e praticar formas de progressão e equipagens que não se faz com regularidade, e como é possível praticar sem ser em ambiente de cavidade, organizamos desta forma uma actividade que desse para realizar de forma mais visível e porque não também mais segura.

Posso dizer que foi um excelente fim-de-semana, passado na companhia de gente que gosta de andar pendurado e além disso, pessoas com carácter e espírito de aventura.
Podemos fazer muita coisa para a evolução da espeleologia, explorar, topografar, registar etc... mas também podemos promover, desta forma estamos a criar visibilidade para quem de espeleologia muitas vezes só ouviu falar e pouco, vamos abrir uma porta para quem quer pertencer a família de espeleólogos mas que muitas vezes não sabe como aparecer nem onde procurar. Assim poderemos estar a “criar discípulos”, que serão os espeleólogos do amanhã.
É necessário deixar o nosso legado entregue a verdadeiros espeleólogos.

Orlando Elias no comando da destruição






João Moutinho e Joaquim Silva a rebentar com tudo







Mario Matos em "Esforço"






Uma tecnica ligeira







Tarde de Sabado
























E não podia deixar de ser, o café por conta da "casa", tem de haver sempre, e o dia tambem exigia algo quente...





Os Presentes:

Alto relevo:José Silva, Beatriz Silva, Sandra Sousa, João Moutinho, Tiago Macedo, Pedro Aguiar, Joaquim Silva, Ricardo Tavares, Gonçalo Azevedo e Jorge Rego.

AES: Alvaro Jalles e Margarida Jalles.

NALGA: Paulo Rodruiges.

NEALC: Orlando Elias, Orlando António, Sergio Alves, Mario Matos e André Gaspar. (Vitor Figueiredo não encontrou o caminho, e o Carlos Lemos teve uma impossibilidade de última hora...tás perdoado...)

Programa

Dia 21 Sábado(manhã): Técnicas de desobstrução; Sistemas de Comunicação; Sistemas de desmultiplicação 1:3 e 1:4.

Dia 21 Sábado(tarde): Técnicas de equipagem avançadas; Técnicas de Escalada em Grutas; Técnicas de Progressão avançadas; Passagens áereas -Progressão em tectos; Rappel Guiado; PassaBlocos.

Dia 22 Domingo :Saídas as majestosas cavidades do Maciço.

Sem comentários: